Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

PAP #8 - Cartão com base em tecido

Oi!

Estou muito feliz em trazer mais um tutorial pra vocês.

Mas preciso me desculpar. Eu não sei o que aconteceu, e uma parte das minhas fotos simplesmente se "perdeu na nuvem"...

Coisas da tecnologia. Na verdade, entre a tecnologia e eu. Até que me viro bem, mas tem horas que simplesmente eu aceito e pronto. rsrsrsrsrsrsrs

Neste caso, depois de xingar um pouco e esbravejar, aceitei que teria que explicar os passos com algumas fotos a menos. Espero que fique a contento.

A proposta do mês foi trazida pela Fabi. Os tutoriais anteriores foram o dela, o da Iris e o da Dan. Só coisa fofa! E só faltava eu!!!

Ando numa fase cheia de tecidos! Recentemente fiz até um curso de costura (que eu amei, by the way). Mas isso não vem ao caso.

Bem, vem um pouco ao caso sim, porque logo que pensei em tecido, pensei em costurar à máquina. Uma coisa levou à outra e acabei produzindo um cartão com tecido costurado.

Meio que encerrando um ciclo de tutoriais e já inaugurando um novo, vamos usar a fita que simboliza a Conscientização da Luta contra o Câncer de Mama, já que estamos em Outubro "Rosa". Para saber mais sobre essa campanha, clique aqui.


Então... let's!

Passo 1
Escolha um papel decorado (pode até ser um papel simples - com estampa e um lado só - já que um dos lados ficará coberto com o tecido). Corte um retângulo de 14 cm altura x 22 cm de largura. E com o lado estampado para dentro, vinque ao meio usando a dobradeira e régua.
Reserve.

DICA 1: escolha um papel com gramatura de 180gr pelo menos, para dar boa sustentação com o tecido.
DICA 2: use a dobradeira para vincar e reforçar a dobra. Seu formato e material deixa a dobra "limpa", sem aquelas ruguinhas que podem formar no papel.

Passo 1.1

Passo 1.2

Passo 2
Escolha um tecido com medida suficiente para cobrir um dos lados do seu retângulo, mas com certa sobra. Então, que tenha mais de 14 cm de altura por mais de 22 cm de largura.

DICA: Para que o trabalho fique bem acabado, dê uma passadinha no seu tecido. Eu aproveitei e borrifei um pouco de perfume para papel da ScrapScent para facilitar a passada e também para dar um cheirinho gostoso.

Passo 2

Passo 3
Coloque seu tecido já bem lisinho com o lado direito para baixo. Cole o retângulo de papel com o lado interno do cartão para cima.

DICA: passe uma carreira de cola beeeeeeeeeeeem fininha na borda do papel. Pode usar cola para scrapbooking mesmo. Este passo é só intermediário para o acabamento final, que é a costura,

Faça com bastante calma, garantindo que o tecido fique bem esticado MAS que passe pela dobra sem ficar "puxado" ou que rasgue o papel.

Passo 3

Passo 4
Corte o excesso de tecido, bem rente ao papel. Eu usei régua e cortador circular - usado na costura. Mas se você não tiver essa ferramenta, use tesoura mesmo.

Passo 4

Passo 5
Eu quis fazer a costura à máquina. Mas se você não tiver máquina, pode fazer à mão mesmo, com ou sem gabarito. Se você tiver dúvidas com relação ao procedimento da costura à mão, a gente te ajuda. É só perguntar.

Eu fiz costura reta mesmo, o mais rente que consegui da borda.

Passo 5

Passo 6
Depois disso, é só você decorar a frente do seu cartão com o seu carimbo C. C. Designs favorito e outros acessórios. Especialmente para este mês (Outubro Rosa) vamos usar a fita de Conscientização da Luta Contra o Câncer para fazer parte da nossa decoração.

Eu peguei uma fitinha cor de rosa bem estreita, cortei um pedaço com uns 5 cm e dobrei conforme o modelo da fita.
Para ficar presa, dei um pontinho com agulha e linha.

Passo 6.1
(não reparem nas minhas unhas, por favor...)

Passo 6.2

Passo 6.3

Passo 7
Dê um nó para que fique bem preso.

Passo 7.1

Passo 7.2

Passo 8
Corte o excesso de linha e corte as pontas da fita para que fique do tamanho que você deseja.

Passo 8

Passo 9
Derreta as pontas da fita com um isqueiro, para que não desfie.


Passo 9.1

Passo 9.2

Passo 10
Cole a fitinha no local desejado. Por ser tecido, usei um adesivo especial, tipo um "cola tudo". Já já mostro pra vocês.

Passo 10.1

Passo 10.2

Passo 11
Para o lado interno do cartão...
Eu não sei vocês, mas eu curto um "avesso". Então, a costura aparente não me incomoda. Eu fiz uma decoração bem simples dentro sem me preocupar em cobrir a costura. Mas, se você não gostar, é só cobrir com outro retângulo de mesmo tamanho.

Neste caso, o papel que você escolher como base do cartão (lá no Passo 1) nem terá tanta importância, já que tudo ficará coberto.


Passo 11
Deixei o verso da costura aparente

DICA: Não sei como vocês costumam colar letras, mas eu faço o seguinte... eu alinho o cartão na base de corte (como na foto acima), escolho a altura do texto e coloco a régua acompanhando as marcações da base de corte. Ai fica seguro de colar em linha reta.

DICA

Passo 12
Para que meu trabalho ficasse bem fixado sobre o tecido, usei essa cola aqui ó:

Passo 12

Passo 13
Meu cartão ficou assim:


Passo 13.1
Frente do Cartão

Passo 13.2
Dentro do Cartão

Passo 13.3
Dentro do Cartão visão geral

Desta estrutura, já pensei em um mini álbum. Não ficaria legal com a capa em tecido? ;)

Beijocas e obrigada por acompanharem a gente!


8 comentários:

  1. Ai que lindinhoooo!!! Adorei as cores e a costura!!! acho que vou me arriscar também kkkk. Beijos meninas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, faz sim! Uma delícia juntar materiais e artes! Depois mostra pra gente lá no Grupo! Beijão!

      Excluir
  2. Ficou lindoooo!!! Também amo costurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costurar é bom demais né Lu? Estou aprendendo e amando! Beijo e obrigada por acompanhar a gente!

      Excluir